quarta-feira, dezembro 28, 2005

Crônicando

Dizem que, dentro do ofício de escrever, as crônicas são o que há de trivial, que não requerem grandes talentos, nem características especiais. Eu não creio, não acho que nada nesse ofício da escrita seja fácil ou trivial. Técnica existe para tudo, ou com técnica tudo se torna mais fácil.

Podemos definir crônica como um texto literário, com conteúdo poético e que aborda algum aspecto da atualidade - jornalístico. É um texto tipicamente autoral, o qual, na maioria das vezes ou é personagem, ou é o narrador da história. Esta definição é meramente didática, crônica é um gênero essencialmente livre, ou seja, crônica é tudo aquilo que o autor determinar.

Descomplique o texto, facilite ao máximo a leitura, torne as coisas leves. Retire as mesóclises, as preposições adversativas (eu tenho uma mania terrível de colocá-las nos meus textos!), não exagere nos adjetivos adjetivos nem nos advérbios de modo. Escolha um tema divertido e pronto! Sucesso garantido!

sábado, dezembro 24, 2005

Começando o - ALL no Natal!

Começar um blog na véspera de natal? Sem problemas, afinal, porque seria um problema? Que eu saiba os blogs não interferem no tráfego do trenó natalino. Então, sem nenhum perigo de amanha termos estampada, em letras garrafais, a seguinte manchete no jornal: "Este ano, comemoramos o nosso natal, apesar de vários blogs terem sido iniciados na véspera da comemoração natalícia!".

Tenho mania com nome de blog, ao contrário senso, tenho preferência pelos nomes curtos, então perco um tempão escolhendo um nome para os meus blogs, evidentemente porque os melhores nomes já foram tomados. Consegui, depois de uma escavação arqueológica intensa, desentranhar do Blogger esse "-ALL", tem um sinal de menos antes do nome, isso mesmo, o sinal de menos e depois o all, fica assim: -All.

Quem edita html na web volta e meia se depara com alguns imprevistos, alguns "erros" que não são nada fáceis de encontrar e/ou resolver. Estava editando há pouco um blog e notei que os "bullets" da lista - quando você usa os comandos de html que geram listas o sistema coloca pequenos bolas ou outros símbolos para separar cada um dos elementos da lista, capisce? - de links haviam desaparecido. Mas como? Onde estará o erro? - eu pensei.

Depois de muito revisar o código procurando pelo erro, descobri que o autor do template - desses prontos e disponíveis aqui no Blogger - havia substituídos os bullets do sistema por imagens, o que é possível usando-se folhas de estilo. Como as imagens dos templates não estão hospedadas no Blogger (Por quê?) e o servidor onde elas se encontram estava fora do ar, as imagens simplesmente sumiram! Mas até eu me dar conta disso...

Está iniciado o Blog -All! Não tenho uma pauta de assuntos fixa para esse blog, em princípio qualquer tema é apropriado e é bem-vindo, espero que o blog possa contribuir de alguma forma, que o conteúdo deste blog seja útil para alguém; para isso desde já me coloco a disposição e aguardo sugestões dos amigos. Um grande abraço e um Feliz Natal!